Histórico


Missão:

Promover o voluntariado, o direito a comunicação e expressão, a valorização da diversidade cultural, o exercício da cidadania e da democracia.

Estimular o acesso público aos espaços midiáticos e desenvolver processos educativos emancipatórios.

Contribuir no desenvolvimento de programas de reintegração social, cultural, profissional do público atendido.

Prezar pela garantia dos direitos estatutários.

Visão:

Ser uma instituição de referência em práticas de promoção do acesso aos meios de comunicação.

Atuar como articuladora de redes sociais e culturais.

Atuar de forma sustentável.

Valores:

Diálogo e Parceria

Gestão Participativa

Atuação em Rede

Inserção social

Promoção da cidadania

Fraternidade

Solidariedade

Dedicação

Fundada 21 de Agosto de 1983,a partir da união dos primeiros Moradores do Bairro Palmares 2ª Seção.

Com um objetivo comum em busca de melhorias para o bairro entre eles:Energia Elétrica, Pavimentação, transporte público, Água, Rede de Esgoto, Escola, Centro de Saúde entre outros;

1993 a 1999: A Instituição foi conduzida por um grupo de moradores que contribuíam de forma voluntária. Neste período a Associação não era reconhecida juridicamente.

Em 1999 a Associação ficou sem representatividade.

2000: A convite da Srª Josefa, antiga moradora do bairro, foi formada uma chapa composta para concorrer a presidência da Associação, onde foram reunidos um grupo de 12 moradores, cujo os quais foram eleitos para legalizar, administrar e representar o Bairro perante aos Órgãos Públicos.

A chapa eleita foi presidida pela Srª Marclene Santos juntamente com os seus membros. A eleição ocorreu de forma democrática nos termo do código civil vigente.

Neste período foram promovidos vários eventos beneficentes, com o objetivo de arrecadar fundos para quitar pendências da Associação junto a Receita Federal e outros Órgãos Competentes.

2001: Foi criado o primeiro Projeto de Educação Infantil em parceria com Secretaria de Educação, beneficiando as famílias mais carentes por não ter meios de pagar um pré escolar particular.

O projeto de educação infantil durou ate 2009, com a ampliação do espaço conseguimos atender com qualidade e obter sucesso na alfabetização de crianças.

2001 a 2003: Com muito esforço e dedicação, foi construída e ampliada a sede da Associação, com apoio de um grupo.

Esse grupo criou outra equipe de voluntários que contribuíram para elaborar escrever projetos para aquisição de equipamentos para a entidade.

Em 2002, foi escrito e aprovado o Projeto de Musica, com aulas de Violão, teclado e guitarra,em parceria com Petrobras foram atendidas nesta instituição 120 crianças e adolescentes;

O Projeto Musicar pela Cidadania também teve parceria com a PUC Minas que disponibilizou estagiários para ministrar as aulas de cidadania.

2003: Projeto Melhor Idade Coração Renovado tem como objetivo atender pessoas da terceira idade, assegurado no Estatuto do Idoso a Lei 10.741, de 1º de Outubro de 2003 sendo idealizado pela Srª Marclene com o incentivo da Cúria Metropolitana de Belo Horizonte que logo após a implantação obteve apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social de Ibirité.

No decorrer foram ofertados vários cursos profissionalizantes, em parceria com a Escola Profissionalizante Tio Beijo, localizado no Bairro Lindéia com o apoio da Igreja São José Operário, que teve o objetivo de proporcionar aos adolescentes e donas de casa, oportunidade do 1ª emprego dentre eles foram: manicure e pedicure, cabeleireiro, salgados e doces em geral, pintura em tecido, desenho, curso de eletricidade básica entre outros.

Em 2011 foi reformulado e ampliado o Projeto Musicar pela cidadania, atendendo crianças e adolescentes dando continuidade a iniciativa de 2002;

2013 a 2014: O Projeto Musicar pela Cidadania foi reformulado e ampliado, passando a denominar-se Projeto: “Inclusão Semeando História, Eu Também Faço Parte”, sendo incluídas as atividades: capoeira, musicalização e inclusão digital.

Centro Cultural da Associação Palmares 2ª Seção
Rua: Jacarandá nº444 Palmares 2ª Seção
Fone: 0xx31 3598-2442 / 9804-6594
E-mail: acmbp2.social@hotmail.com

© Web Inova